21 maio 2010

O Vergão com a imagem peregrina - Maljoga/Malhadal - 16 de Maio

"Como sabemos a imagem peregrina visitou o Vergão. Chegou dia 9 de Maio de 2010 (Domingo), vindo das Cimadas, permanecendo no Vergão até dia 13 à noite.
Em cada dia, o povo do Vergão: rezou, cantou, aprofundou a sua fé e soube estar na presença de Nossa Senhor. Aproximava-se o momento da despedida. Preparou-se o andor, enfeitou-se o carro que levaria a imagem para a Maljoga, assim como, as ruas onde ia passar a procissão. O Padre Ilídio iniciou connosco o Terço (dois mistérios). Cantaram-se as florinhas, foi lido um texto de despedida em nome de toda a comunidade. Iniciamos então a procissão, (continuando a rezar o Terço), descendo, passando pelo canto, virando pela eira, seguindo em direcção ao vale, onde já estava o carro enfeitado. Seguimos em cortejo para a Maljoga em 26 carros.
O povo da Maljoga aguardava a imagem e fomos todos em cortejo para a Igreja, onde terminámos o Terço.

Dia 16, Domingo, o povo do Vergão, pôs-se a caminho e acompanhou o cortejo da imagem, da Maljoga para o Malhadal. Eram cerca de 20 carros. Ali rezamos em conjunto pois somos comunidade.

Creio que o povo do Vergão rejuvenesceu com esta visita, que nos mostrou a necessidade de ter um coração de pobre, para orar como Maria. Neste mês continuamos a rezar, e no Vergão cantam-se as florinhas como antigamente, mas como não há crianças, cantam os adultos. E todos participam….

Reconheçamos pois, o privilégio de termos como padroeira, Nossa Senhora de Fátima: que ela nos abençoe, nos proteja, assim como, a todos aqueles que estão longe da nossa terra.
Obrigado a todos quantos se empenharam, e doaram o seu tempo, no decorrer desta visita."

(imagens e texto de Fátima Alves)

Sem comentários:

Enviar um comentário