18 maio 2009

FESTA DO VERGÃO _________________ _______________ + do que mil palavras




















































































___________________________________________________

Nos passados dia 16 e 17 de Maio, realizou-se na aldeia do Vergão, a Feira e Festa Convívio em Honra de Nossa Senhora de Fátima, santa padroeira da terra.
Este ano a opção foi tornar esta festividade num acontecimento de maior comunhão entre as pessoas da terra e o que elas tinham para oferecer, realçando igualmente o carácter religioso que o nome da festa assim o indica.
O dia de sábado (dia 16) começou com a oração à Virgem Maria, o conhecido "Cantar as Florinhas", tradição anual da aldeia que existe desde sempre na memória de quem lá habita, e que dita que se reze a Maria todos os dias do mês de Maio, oferecendo-lhe flores em seu louvor.
De seguida, o perfume das flores deu lugar ao "cheiro" a convívio vindo da Feira das Filhós, Coscoreis e Petiscos, que tinha dado início no adro da igreja. Foram várias as pessoas que se reuniram no recinto, composto por "barraquinhas" temáticas, em que numa delas estavam a ser projectados filmes de festas passadas (nomeadamente de 1992 e 1997), noutras se vendiam tostas, bolos, pão, bolo finto, filhós e coscoreis, havia uma com os famosos petiscos que a todos deixaram de "água na boca", e como é óbvio não pôde faltar a bebida para renovar os espíritos! Também houve tempo para um torneio de sueca!
No domingo, as pessoas da aldeia e amigos, reuniram-se na igreja do Vergão para a missa, presidida pelo sr. Vigário Padre Elídeo. Toda esta celebração foi preparada ao pormenor para que se pudesse louvar Nossa Senhora, desde os arranjos florais aos cânticos escolhidos. Muitas pessoas se emocionaram. O ponto mais alto foi a procissão da imagem da santa pelas ruas da aldeia, também elas devidamente decoradas para receber este acontecimento.
Depois disto, no salão do centro pastoral paroquial do Vergão, realizou-se um almoço convívio com habitantes da terra, filhos, amigos, e pessoas que lá nasceram mas já não moram e que aproveitaram esta oportunidade para reviverem as suas origens! Foi um momento igualmente emocionante. Recordaram-se muitas histórias passadas, principalmente porque também aqui se visionaram filmes de festas passadas, e uma em especial - festa dos 100 anos do habitante mais velho que o Vergão já viu, Manuel Lourenço!

Esta foi uma festa para alimentar o corpo, o coração e o espírito!
Muito obrigado a todos os que dela fizeram parte!

Sem comentários:

Enviar um comentário