O sr. Bispo ouviu emocionado, e depois cumprimentou cada pessoa individualmente, agradecendo a recepção de toda a comunidade, que ali representava também todos os que não puderam estar. O professor Daniel, que já estava connosco, proferiu algumas palavras em nome da comunidade. De seguida entrámos na igreja a cantar. A Eucaristia comunitária celebrou liturgicamente a solenidade do Anúncio do Senhor a Maria.
Que bom termos o sr. Bispo a celebrar connosco!
Foi um presente de Deus: era a solenidade de Nossa Senhora, Nossa Padroeira! O altar estava maravilhosamente adornado. Foi uma celebração completa: um bispo, um sacerdote, um diácono e dois acólitos (Cátia e Márcio). A Eucaristia terminou com a bênção solene e um cântico a Maria.
Seguiu-se uma visita guiada ao Centro Paroquial, primeiro o piso superior (elogiando as instalações) e depois o salão, onde já estava toda a comunidade para dar início ao lanche.
Foi um grande momento de convívio, do qual se destaca o momento em que duas crianças (Pedro e Mafalda) se dirigem ao sr. Bispo e lhe oferecem um ramo de flores com um cartão com a imagem da nossa igreja e da Nossa Senhora, contendo palavras de agradecimento em nome da comunidade. O sr. Bispo agradeceu sensibilizado, e pouco depois partiu esperando voltar em breve.
Nas flores oferecidas estava toda a nossa gratidão e alegria pela presença do sr. Bispo na nossa terra. Somos um povo pequeno, simples e humilde, mas que gosta de partilhar. Ali se recordou o antigamente, pois víamos o povo / igreja do Vergão em movimento. Vamos todos rezar pelos frutos desta visita, e pelas vocações, porque "A messe é grande, e os operários são poucos"! Louvemos a Cristo e à igreja, que nos oferece estes momento.
Agradecemos ao sr. Padre Ilídio, ao sr. Professor Daniel, e a todos os que puderam contribuir de alguma forma. Obrigado pelo testemunho, pela vossa presença, e pelo vosso modo de partilhar. Deus permita que o fruto desta visita chegue perto dos que estão bem longe. Este testemunho eu vou levar para lá da diocese! Porque eu estava lá!..."
Fátima Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário