29 junho 2009

Festa na vizinhança!


O Verão chegou, e com ele chegaram as festas e romarias nas localidades que nos rodeiam. Este blogue também serve como meio de informação destes acontecimentos. Segundo cartazes que pude observar, as próximas festas serão:

CHAVEIRA E CHAVEIRINHA
- 3, 4 e 5 de Julho

CORGAS
- 16, 18, 19 e 20 de Julho



O convívio é fundamental à nossa vida!

22 junho 2009

"Cabeço da Porca"


A Serra do Vergão, que protege a aldeia e que recentemente acolheu o Parque Eólico, é por vezes apelidado de "Cabeço da Porca", e muitas pessoas não sabem porquê. No dia 10 de Outubro de 2003, foi publicado no Jornal de Proença-a-Nova, um artigo escrito pela sra. Idalina que nos dá uma ideia disto mesmo:

"Existem por vezes objectos ou locais que conhecemos desde que nascemos, e a cujos nomes achamos uma certa graça, mas vamos vivendo na acomodação do desconhecimento de tal origem, até que algo nos desperta a curiosidade, e nos motiva para a descoberta.
Foi isto mesmo que aconteceu com o chamado "Cabeço da Porca" onde actualmente se procede à construção do parque de energia eólica do Vergão.
E porquê do Vergão se este se situa entre o Vergão e as Cimadas? Foi à procura desta resposta que acabei descobrindo a origem do nome. E porque achei o facto tão interessante pensei que este deveria ser divulgado, uma vez que relata algo da história do Vergão com a qual ainda hoje nos identificamos.
Foi através de uma conversa onde se pôs a pergunta; porquê "Parque do Vergão" que o meu tio Dimas Martins, conhecedor de algumas histórias antigas nos esclareceu.
Explicando que tal cabeço se designava há muitos anos como sendo mesmo o "Cabeço do Vergão". Mas, obteve uma nova designação devido ao facto de ter sido em tempos, como uma espécie de campo de jogos, uma vez que se juntavam ali homens e mulheres para jogarem o jogo "rei" da altura designado como: "o jogo da porca russa". Este era como uma espécie de golfe. Quem sabe se este não teria tido aqui a sua origem, uma vez que no jogo existiam dois campos um para cada equipa, e em cada campo existia um buraco. Os elementos do jogo tinham uma "cachaporra", ou seja, uma espécie de taco, com o qual tentavam dar tacadas a um bocado de cortiça (bola) até conseguirem metê-lo no buraco do campo adversário.
Tem assim a sua lógica tal nome, quando subentendermos que as pessoas teriam começado a chamar o cabeço pela designação do nome do jogo.
Acabamos assim não só por descobrir que afinal o nome do parque do Vergão está realmente correcto, mas também que afinal sem sermos conhecedores da realidade, hoje ao realizarmos os jogos de verão no Vergão, estamos a recuperar tradições do passado do nosso povo.
o que nos leva a comporvar que afinal a vida é mesmo uma roda que vai rodando os nossos interesses e motivações.
mas que comprova também que o saber dos homens do povo é de facto um elo importante, que devemos procurar sempre que queiramos construir a nossa identidade."


Idalina Cardoso

15 junho 2009

Parabéns!

Ontem, um grande "jovem" conversador do Vergão fez 91 anos - sr. José António Farinha!


E ontem também, fez um ano que um casal de noivos "deu o nó" na igreja do Vergão - Catarina e João Carvalho.


Muitos parabéns e continuação de felicidades!

03 junho 2009

A Força dos Homens!

Gostava que nos recordássemos desta geração de homens.
Pensemos em tudo o que não havia no Vergão há 25 anos atrás, e em tudo o que existe nos nossos dias. Esqueçamos as guerras e intrigas e lembremos só a força do pensamento, que se transformava logo que possível em actos!

Pensemos no lado bom...














Esta foto foi tirada na vila de Amêndoa,
a 26 de Abril de 1985.

Da esquerda para a direita:

Eugénio Pires
Amaro Pires
Eduardo Clemente
Sebastião Cardoso Gil
Mário Farinha Clemente
Aníbal Delgado
Emídio Martins
Manuel Farinha Alves
Sebastião Alves
António Nunes da Silva
Aníbal Cardoso
Manuel Fernandes "Carpinteiro"
Dimas Martins