22 junho 2009

"Cabeço da Porca"


A Serra do Vergão, que protege a aldeia e que recentemente acolheu o Parque Eólico, é por vezes apelidado de "Cabeço da Porca", e muitas pessoas não sabem porquê. No dia 10 de Outubro de 2003, foi publicado no Jornal de Proença-a-Nova, um artigo escrito pela sra. Idalina que nos dá uma ideia disto mesmo:

"Existem por vezes objectos ou locais que conhecemos desde que nascemos, e a cujos nomes achamos uma certa graça, mas vamos vivendo na acomodação do desconhecimento de tal origem, até que algo nos desperta a curiosidade, e nos motiva para a descoberta.
Foi isto mesmo que aconteceu com o chamado "Cabeço da Porca" onde actualmente se procede à construção do parque de energia eólica do Vergão.
E porquê do Vergão se este se situa entre o Vergão e as Cimadas? Foi à procura desta resposta que acabei descobrindo a origem do nome. E porque achei o facto tão interessante pensei que este deveria ser divulgado, uma vez que relata algo da história do Vergão com a qual ainda hoje nos identificamos.
Foi através de uma conversa onde se pôs a pergunta; porquê "Parque do Vergão" que o meu tio Dimas Martins, conhecedor de algumas histórias antigas nos esclareceu.
Explicando que tal cabeço se designava há muitos anos como sendo mesmo o "Cabeço do Vergão". Mas, obteve uma nova designação devido ao facto de ter sido em tempos, como uma espécie de campo de jogos, uma vez que se juntavam ali homens e mulheres para jogarem o jogo "rei" da altura designado como: "o jogo da porca russa". Este era como uma espécie de golfe. Quem sabe se este não teria tido aqui a sua origem, uma vez que no jogo existiam dois campos um para cada equipa, e em cada campo existia um buraco. Os elementos do jogo tinham uma "cachaporra", ou seja, uma espécie de taco, com o qual tentavam dar tacadas a um bocado de cortiça (bola) até conseguirem metê-lo no buraco do campo adversário.
Tem assim a sua lógica tal nome, quando subentendermos que as pessoas teriam começado a chamar o cabeço pela designação do nome do jogo.
Acabamos assim não só por descobrir que afinal o nome do parque do Vergão está realmente correcto, mas também que afinal sem sermos conhecedores da realidade, hoje ao realizarmos os jogos de verão no Vergão, estamos a recuperar tradições do passado do nosso povo.
o que nos leva a comporvar que afinal a vida é mesmo uma roda que vai rodando os nossos interesses e motivações.
mas que comprova também que o saber dos homens do povo é de facto um elo importante, que devemos procurar sempre que queiramos construir a nossa identidade."


Idalina Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário