25 agosto 2009

Peregrinação a Fátima

Dia 17, por volta das 2h20 da manhã, um grupo de 10 peregrinos saiu do Vergão a caminho de Fátima, cheios de fé para percorrerem os quilómetros que tinham pela frente! O objectivo de se começar tão cedo a andar é que o calor não apertava e o trânsito não se tornava um obstáculo perigoso. Neste primeiro dia, o descanso fez-se em Dornes. A animação esteve sempre presente. O cansaço só se fez notar quando as pernas pararam!
























Dia 18, a caminhada começou ás 3h00. Juntou-se mais um peregrino a este fantástico grupo. Trazia as pernas fresquinhas, mas nada que conseguisse ultrapassar o treino de algumas pessoas e o seu espírito de sacrifício! Todos se apoiavam, principalmente nos momentos de aperto, que é sempre natural! O calor aparecia de vez em quando, mas a brisa fresca foi sempre o melhor apoio que os peregrinos tiveram. É claro que é impossível esquecer a segurança e a força transmitida pelo carros de apoio! O almoço foi em Seiça, e a dormida em Vila Nova de Ourém.
























Dia 19, as emoções começaram cedo. Partiram do Centro Paroquial de Vila Nova de Ourém por volta das 6h40, e ainda dentro do localidade, foram surpreendidos pela presença de familiares e amigos, que os tinham vindo apoiar no restante caminho até Fátima. Alguns até seguiram com os peregrinos a pé. Ás 9h30 chegaram a Fátima e foram-se do santuário. Visitaram os túmulos dos beatos Jacinta e Francisco na basílica, acenderam velas com promessas, e foram assistir à missa, ás 11h00, na Igreja da Santíssima Trindade.
Nesta celebração, relembrava-se a aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos. Pois é! Nossa Senhora apareceu todos os dias 13, de Maio a Outubro, excepto em Agosto, porque os Pastorinhos tinham sido presos para que revelassem o segredo, e por isso a aparição só se deu mais tarde, e nos Valinhos (onde ele moravam) em vez da Cova da Iria!
O merecido almoço decorreu num restaurante na proximidade do santuário. Depois houve uma breve passagem pela Capelinha das Aparições, seguindo caminho a pé para os Valinhos. Fizeram a Via Sacra até aos Valinhos, caminho muito interessante, em que as 14 estações estavam intervaladas por citações de Nossa Senhora aos Pastorinhos, ou palavras dos próprios Pastorinhos. Houve igualmente uma particularidade deste percurso: um cão acompanhou o grupo desde o início da Via Sacra, parando igualmente a cada estação, e seguindo caminho quer ao lado dos peregrinos, quer à sua frente como que mostrando o caminho!
Ainda houve outra descoberta nesta pequena "peregrinação". Depois da Via Sacra, algumas pessoas seguiram para o local onde um anjo tinha aparecido aos pastorinhos, e ali ensinado uma oração que tantas vezes rezamos e não sabemos quem o disse: "Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos! Peço perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam!".


























































E foi neste espírito de fé renovada que os peregrinos regressaram ao Vergão, desta vez não a pé, mas à boleia de quem não quiz perder a oportunidade de mais uma vez vir a Fátima (familiares e amigos).

Sem comentários:

Enviar um comentário