16 julho 2009

Tinha de escrever............................... É lindo o blog, dá para chorar!


"A cada frase que se lê, é sustento para a nossa alma! É riqueza que se estende para alem do imaginário, é inspiração que nos torna mais vivos! Este blog é reconfortante!
.
Sempre fui de Lisboa! Sou de Lisboa e serei sempre de Lisboa! Pelo menos é assim que digo quando estou no Vergão! Quando estou nessa terra calma sinto falta do trânsito, da agitação que me criou e me educou! Sinto falta do barulho e da confusão! Mas todos os dias que estou em Lisboa, o coração sofre de saudades dessa terra, que 200 Km tornam praticamente ultrapassáveis em poucas horas! É assim mesmo, somos como os imigrantes que em França são Portugueses e em Portugal são franceses! Eu sou Vergoneta (do vergão e lisboeta)!
.
Olho para trás e penso se cada dia gasto a pensar em ti é ou não um investimento, não porque esteja interessado em algum retorno, senão a minha satisfação pessoal e dos que me rodeiam. Penso sim se cada dia investido em ti Vergão dá frutos depois! Qual flor carregada de espinhos, és tu quem cuidamos e enchemos de ternura e dedicação para que o teu fruto seja fresco e suculento! Tu, à sombra do cabeço, descansas e esperas por quem te dê a mão! Esperas e desesperas por agua que te regue, e por adubo que te torne mais forte! És repouso para os mais velhos, e jardim para quem brinca na primavera! És esperança para os que trabalham longe, e abrigo para quem te habita! És bom anfitrião, pois ninguém me recebe como tu, e do mesmo modo despedes-te de todos os que daí partem com gosto injusto de "soube a pouco". És pai e mãe de gerações de ouro, que soubeste mandar para longe para se tornarem mais fortes, e soubeste educar da melhor forma os que preferiram ficar e lutar por ti. Sabes dar conselhos aos que te querem escutar e dás lições aos que te invejam de mal desejam. És tu voz de serenidade aos mais inquietos, e de rebeldia aos conformados. És tu que metes lenha no forno para aos domingos comamos em paz, e em família agradeçamos o facto de termos nascido e vivido aí e não noutro lado qualquer! És tu Vergão, que me fazes pedir desculpa por não ter mais tempo para ti e para não fazer tudo o que mereces, porque o que me deste, nunca eu irei conseguir pagar! Não escuto ninguém, não oiço ninguém, não quero saber simplesmente o que os outros pensam tão pouco! Quero saber apenas o que queres de mim e o que consigo fazer para ti!
.
Amanhã, acordo novamente a pensar quanto tempo falta para que a Sónia devolva noticias tuas, e cá estarei outra vez na internet para ver a tua casa!"



Ricardo Gil




Sentir saudade é sinal de que se gosta, e muito!
Obrigado*

2 comentários: