28 novembro 2010

Vergão no Youtube _ Marcha do Vergão




(publicado por António Luis Fernandes)

27 novembro 2010

Ditado Popular da "Ti Barrocas"


"Na Azinheira, sementeira!
Chão da Telhalanzeira!
Ruins vizinhos há nas Cortes!
Saca-musgos no Marmeleiro!
Altos púpolos há na Longra!
Pica-foices nos Pisões!
Mal-temperados no Moinho!
Rompe-solas na Maljoga!
Chota-milheiras na Isna!
Espanta-pardais no Carvalhal!
Remelicos das Cimadas Cimeiras, que ás Fundeiras vindes parar!
Fortes homens há nos Vales!
Arrojados do Carrascal!
Coça-lobos na Chaveira!
Vila-fraca da Porca Fundeira!
Fura-poços no Sambal!
Escarnides das Sarnadas!
Trica-bolota na Lameira de Ordem!
Furicados do Queimado!
Cabeçudos do Casal!"



(gentilmente cedido por Sérgio Gonçalo Delgado Silva _ bisneto da "Ti Barrocas")

10 novembro 2010

!!!!!!!!!!!!!!!!PASSAGEM DO ANO!!!!!!!!!!!!!!!


Venha entrar em 2011 com o pé direito, no Salão do Centro Paroquial e Social do Vergão, junto dos seus familiares e amigos!



BREVEMENTE MAIS INFORMAÇÕES
Organização _ Amigos do Vergão

09 novembro 2010

Dupla felicidade!

"No dia 03 de Novembro do corrente ano, mãe a filha celebraram mais uma data de felicidade, isto é, a "Ti Maria do Rosário" e a "Ti Ivone" festejaram 87 e 65 anos, respectivamente. Essa data foi celebrada com um almoço de aniversário (que se prolongou e deu até ao jantar), que teve lugar no passado sábado, dia 06 de Novembro.
Para os mais distraídos, a D. Maria do Rosário e a D. Ivone, mãe e filha, fazem anos no mesmo dia, o que com todo o respeito pelo aleatório, apresenta uma coincidência familiar que é de dupla felicidade. Neste repasto, que apresentou pratos e sabores com muita quantidade, diversidade e qualidade divinal, deixou com água na boca e com falta de espaço vazio no estômago, todos os presentes, sendo de realçar que todos os pratos que foram para as mesas foram elaborados pro mãos dos familiares das aniversariantes.
Os presentes na festa, além de alguns amigos extra-família, foram as 3 gerações representadas na Árvore Genealógica, que tem como origem duas pessoas ímpares da aldeia do Vergão, o Sr. António Delgado e a D. Maria do Rosário.
Todos os presentes saíram muito felizes e satisfeitos com mais uma representação efectiva da união familiar, na pessoa das duas aniversariantes, com a promessa que daqui a 1 ano, estaremos todos juntos novamente para mais uma data celebrativa desta dupla felicidade.
De toda a família e amigos, segue um sincero e profundo sentimento de parabéns e muitas felicidades a ambas."

João Paulo Tavares
.
.
.
.
MARIA DO ROSÁRIO
.
"Há 87 anos nascia no Vale da Carreira uma menina, que muito cedo, foi tirada do ninho familiar, para outro lar nas Cimadas, que lhe deu o pão e a educação, e mais tarde no Vergão, formou o seu lar.
Tão difíceis eram os tempos e tão parcos os haveres, que nem tiveste direito a herdar da família o nome. Simplesmente MARIA DO ROSÁRIO. Sorte a tua. Herdaste tudo de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.
MARIA: a Mãe, o Amor, a Bondade, a Doçura, a Ternura, a Paz, o Bem, a Santidade.
DO ROSÁRIO: do Terço, da Oração, da Súplica, do Sacrifício, da Fé, da Luz, da Esperança.
Num dos teus aniversários, foste prendada por uma linda menina, a tua primeira MARIA. Lindo! O que os anos nos fazem quando fazemos anos!
Na tua casa, com pouco luxo, mas com muito calor, soubeste construir um lar, onde nunca faltou AMOR, nem PÃO, nem EDUCAÇÃO, nem EXEMPLO. Soubeste transmitir-nos os valores mais nobres da vida, que ainda hoje nos orientam.
Sempre disponível para ajudar e encorajar os outros, com uma capacidade de doação extraordinária, tudo aceitavas com resignação e força de vida, vergavas mas nuca partiste, ainda hoje és a estrela que nos guia.
As tuas 4 filhas presenteaste com o nome de MARIA. para lehs transmitires o melhor que tinhas. Mais ricas que tu, tiveram o direito e a responsabilidade de transportarem consigo o nome da família DELGADO.
Hoje estás feliz porque acabaste de ultrapassar mais um obstáculo, e porque tens contigo todos os teus filhos, herdeiros directos das tuas virtudes e dos teus valores.
.
PARABÉNS MARIA DO ROSÁRIO. OBRIGADO MÃE.
.
.
.
MARIA IVONE
.
Sendo a primeira MARIA, tiveste a enorme responsabilidade de iniciar outra geração, levando contigo tudo o que de bom este nome contém. Como MULHER, soubeste manter, conservar, aumentar e transmitir todas as virtudes de MARIA.
Sendo a primeira, sempre foste mais responsável, tal como eu, cresceste demasiado depressa. Sendo crianças, tínhamos de ser adultos, mas como eramos jovens adultos, por vezes a criança falava mais alto e vinham as discordias na partilha da sardinha, as rizadas malucas durante o terço, ou as brincadeiras que o campo nos proporcionava. Como eramos tão felizes com quase nada! Tanto alvoroço para "Pedir os Bolinhos" agora o "Pão por Deus". Tanta ansiedade para ver a prenda de Natal, umas meias ou um lenço. Eramos tão felizes porque já tínhamos tantos valores!
Sou feliz entre as mulheres que fazem parte da minha vida: a minha Mãe, as minhas Irmãs, a minha Esposa e a minha Filha, a única que não é Maria. Com este simples gesto, hoje quero prestar uma grande homenagem e manifestar o meu afecto e o meu amor a duas destas MARIAS. Que Deus vos proteja!"
.
PARABÉNS MARIA IVONE. OBRIGADO MANA.
.
.
.
Abílio Delgado

04 novembro 2010

Convívio Fraterno


Foram 3 dias muitíssimo intensos, passados no Seminário de Proença-a-Nova, de 30 de Outubro a 1 de Novembro.

Eram mais de 50 jovens (38 convivas e a equipa coordenadora), com idades compreendidas entre os 16 e os 28 anos, que partilharam e cresceram na fé em Deus.

É fundamental na vida de cada um ter tempo para parar, pensar e sentir!



Mensagem no site da Diocese de Portalegre e Castelo Branco - clique aqui