29 abril 2010

A Senhora Professora!

"Esta é uma fotografia da Escola Primária do Vergão, em que a sra. Professora Catarina está com alunos do Vergão, mas também da Maljoga.

Vergão _ Isabel, Pedro, Anabela, Manuel, Nuno (meu irmão), Paulo e a Edite.
Maljoga _ Abílio, Tó Zé, Rui (já não me recordo de todos) ...

QUE SAUDADES DAQUELE TEMPO!

Encontrei também estes versos que a sra. Professora Catarina escreveu sobre o Vergão. São de 1986!"
.
(clique nas imagens)






Edite Fernandes

13 abril 2010

Inscrições prolongadas até 19 de Abril!


Inscreva-se junto de Edite Fernandes, na Câmara Municipal, Posto de Turismo, ou por e-mail, até dia 19 de Abril, segunda-feira.

Mais informações no sítio da Internet da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Uma janela aberta...


"A vida é feita de muitos começos, movidos pelo desejo sempre novo de viver, e fazer algo pelos outros, fazendo o sonho brilhar…

Foi há um ano atrás, que uma janela se abriu, diante dos nossos olhos e de todos quantos através dela, podem vislumbrar a beleza da nossa terra, do nosso Vergão. Falo do nosso blog! Parabéns pelo seu primeiro aniversário! Imaginemos quanta alegria, viaja pelo mundo através desta janela... Não dá para explicar o que sentimos e o que sentirão, os que vivem além-mar, ao entrarem no blog! Certamente sentir-se-ão bem próximos do Vergão. São as novas tecnologias! Mas, foi e é preciso mão humana, que tem um nome “Sónia”.

Não é possível ficar indiferente a esta acção, por isso aceita o meu humilde, mas sentido agradecimento, pela tua iniciativa, disponibilidade, dedicação, e empenho, por este trabalho continuado e sempre actual.

Olho para trás com gratidão, e para a frente com a certeza que permanecerá! Parabéns para ti Sónia e para todos quantos visitam e colaboram nesta página. O nascimento deste blog, representa o princípio de tudo: é o milagre do presente, e a esperança do futuro.

Feliz daquele, que transfere o que sabe, para proveito de todos.
Parabéns pelo teu trabalho e dedicação!
Que a tua vida seja sempre uma soma de vitórias.
Em meu nome e de todos quantos nasceram e conhecem o Vergão, e que estando tão longe, se sentem tão presentes. Muito obrigado!"


Fátima Alves
(obrigado, eu! _ Sónia Nunes)

11 abril 2010

Um abraço apertado

(Agosto 2009)

Partiu ontem, deixando uma saudade imensa.
Um abraço apertado para quem fica.
Um beijinho, em especial para Túlia e Dimas Fernandes.

O "meu" Vergão

" Correm-me as lágrimas cada vez que vejo o "meu" Vergão nas novas tecnologias. Assim é mais fácil ver o mundo a partir do Vergão e também mais fácil o mundo ver o Vergão.
Os meus parabéns a todos os que tornaram e tornam possível esta entrada do Vergão na era da Globalização, especialmente à Sónia pela sua dinâmica em prol da nossa aldeia.
Fiquei sensibilizada com as fotos e textos do blog, em especial a vinda do sr. Bispo e a caminhada da Semana Santa. Mas o que me fez arrepiar de amizade, ternura e carinho foram as palavras do meu querido irmão Abílio Delgado, por quem tenho sentimentos indescritíveis, simétricos aos que ele tem para comigo.
Um grande apreço por todos nós que partilhamos este pedaço de terra chamado Vergão, para que o futuro nos apresente cores mais alegres e florais, condição que depende de todos e de cada um de nós.
Um grande bem haja."


Ivone Delgado

09 abril 2010

1º Aniversário do Blog do Vergão _ OBRIGADO A TODOS!






.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.



"Inicio com os PARABÉNS pelo 1º aniversário do BLOG. Que nada falte a quem teve tão feliz ideia. É muito bom utilizar as novas tecnologias, para nos manter unidos às pessoas e locais que nos transmitiram valores que nortearam nossas vidas e orientaram os nossos passos na direcção certa, para sermos HOMENS no sentido pleno da palavra.

Agora mesmo ao ver a vossa caminhada de Sexta-feira Santa levando a Cruz que é de todos e cada um, senti-me perfeitamente integrado no vosso grupo, tive saudades de tantas vezes que percorri esse caminho na minha infância e juventude, normalmente a pé, raramente pendura numa qualquer bicicleta, para as feiras, mercados ou cerimónias religiosas. Era tão longe e agora está tão perto.

Curiosamente, este exercício de memória que nos faz reviver o passado, também nos dá força, ânimo e esperança no futuro, para além de nos aproximar, mantendo-nos ligados à nossa origem.
É bom quem está longe, saber que coisas boas vão acontecendo nessa maravilhosa aldeia, como a visita do vosso Bispo. Se não é a primeira pelo menos serão raríssimas as suas visitas às aldeias. Que a bênção de Deus transmitida pelas suas mãos tenha atingido o coração de todos, com a paz e alegria que só CRISTO pode proporcionar aos homens de boa vontade.

Que a juventude do Vergão continue a colaborar para manter a harmonia e união, que ultimamente, e com muito agrado, se verifica em todos.
Que o Senhor Ressuscitado, seja fonte de vida e de alegria para todos. O que fazemos pelos outros e para os outros, acaba sempre por nos beneficiar e atingir. Um grande, grande agradecimento para todos. Força para continuar a caminhada.
PARABÉNS - PARABÉNS - PARABÉNS"
Abílio Delgado
.
.
.
(obrigado a todos os que tornam este blog num organismo vivo, numa ponte contínua entre o Vergão e quem está longe _ Sónia Nunes)

06 abril 2010

Sexta-feira Santa _ Vergão/Proença-a-Nova









(clique nas imagens)
Em 2009 retomámos a tradição de ir em procissão a pé para Proença-a-Nova na Sexta-feira Santa, e este ano repetimos o feito com maior força, e novas pessoas com vontade de participar!











Marcou-se encontro ás 7h30 no adro da igreja, e foi aí a primeira estação das 14 que fizeram parte da Via Sacra. As restantes foram ao longo do caminho, acompanhadas pelo som da guitarra, que ajudou a "encurtar" o longo percurso até Proença. A chegada à vila deu-se por volta das 10h00, e aí se juntaram mais pessoas do Vergão, compondo-se assim um bom grupo!

















Fomos acolhidos pelo sr. Padre Ilídio, e entrámos na capela para aí terminarmos a nossa Via Sacra, e entregarmos a cruz da nossa aldeia.









"Quanto esperei este momento
Quanto esperei que estivesses aqui
Quanto esperei que Me falasses
Quanto esperei que viesses a Mim
.
Sei bem o que tens vivido
Sei bem o que tens chorado
Sei bem o que tens sofrido
Sempre estive a teu lado
.
Ninguém te ama como Eu
Ninguém te ama como Eu
Olha prá cruz, é a Minha maior prova
Ninguém te ama como Eu
.
Ninguém te ama como Eu
Ninguém te ama como Eu
Foi por ti, só por ti porque te amo
Ninguém te ama como Eu"
.
(cântico de entrada na Vila, para a altura do acolhimento, e na entrada e saída da capela)








Seguiu-se a Procissão do Pretório, e da parte da tarde houve a Procissão do Encontro, dando continuação para a Missa da Morte e Paixão de Cristo.
O intervalo para o almoço foi, como sempre e bem, em casa de um casal do Vergão, residente em Proença.




1º Encontro de Alunos, Professores e Funcionários


Inscreva-se junto de Edite Fernandes, na Câmara Municipal, Posto de Turismo, ou por e-mail, até dia 9 de Abril, sexta-feira.

Mais informações no sítio da Internet da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

05 abril 2010

Visita Pastoral


"Segundo o programa Pastoral da nossa Diocese, o sr. Bispo D. Antonino visitou o Vergão, no dia 25 de Março, 5ª feira. Chegou cerca das 17h30, como previsto, acompanhado pelo Padre Ilídio e tinham já visitado a mãe do Padre José Pires na sua casa. A chuva fez uma pausa, e pudemos recebe-lo fora da igreja, ao som de um cântico.

O sr. Bispo ouviu emocionado, e depois cumprimentou cada pessoa individualmente, agradecendo a recepção de toda a comunidade, que ali representava também todos os que não puderam estar. O professor Daniel, que já estava connosco, proferiu algumas palavras em nome da comunidade. De seguida entrámos na igreja a cantar. A Eucaristia comunitária celebrou liturgicamente a solenidade do Anúncio do Senhor a Maria.
Que bom termos o sr. Bispo a celebrar connosco!
Foi um presente de Deus: era a solenidade de Nossa Senhora, Nossa Padroeira! O altar estava maravilhosamente adornado. Foi uma celebração completa: um bispo, um sacerdote, um diácono e dois acólitos (Cátia e Márcio). A Eucaristia terminou com a bênção solene e um cântico a Maria.
(clique nas imagens)








Seguiu-se uma visita guiada ao Centro Paroquial, primeiro o piso superior (elogiando as instalações) e depois o salão, onde já estava toda a comunidade para dar início ao lanche.













Foi um grande momento de convívio, do qual se destaca o momento em que duas crianças (Pedro e Mafalda) se dirigem ao sr. Bispo e lhe oferecem um ramo de flores com um cartão com a imagem da nossa igreja e da Nossa Senhora, contendo palavras de agradecimento em nome da comunidade. O sr. Bispo agradeceu sensibilizado, e pouco depois partiu esperando voltar em breve.















Nas flores oferecidas estava toda a nossa gratidão e alegria pela presença do sr. Bispo na nossa terra. Somos um povo pequeno, simples e humilde, mas que gosta de partilhar. Ali se recordou o antigamente, pois víamos o povo / igreja do Vergão em movimento. Vamos todos rezar pelos frutos desta visita, e pelas vocações, porque "A messe é grande, e os operários são poucos"! Louvemos a Cristo e à igreja, que nos oferece estes momento.

Agradecemos ao sr. Padre Ilídio, ao sr. Professor Daniel, e a todos os que puderam contribuir de alguma forma. Obrigado pelo testemunho, pela vossa presença, e pelo vosso modo de partilhar. Deus permita que o fruto desta visita chegue perto dos que estão bem longe. Este testemunho eu vou levar para lá da diocese! Porque eu estava lá!..."


Fátima Alves