30 março 2010

Sexta-feira Santa!

O ano passado retomou-se a tradição de se ir a pé do Vergão a Proença-a-Nova, pelos caminhos antigos, em procissão com a cruz representante da aldeia, afim de participar nas celebrações da Sexta-feira Santa.
.
Este ano voltamos a contar com a participação de todos!

DESEJOS DE UMA SANTA PÁSCOA

22 março 2010

Venha fazer parte deste momento!

É com muito orgulho que na próxima quinta-feira, dia 25 de Março, a aldeia do Vergão acolhe a visita do Exmo. Sr. Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Eugénio Fernandes Dias. O encontro será por volta das 17 horas no adro da igreja, que dará lugar a uma breve conversa com todos os presentes, seguido da celebração da missa na Capela do Vergão, e terminando com um lanche aberto à comunidade.

VENHA FAZER PARTE DESTE MOMENTO IMPORTANTE



Antonino Eugénio Fernandes Dias, D.

Data de Nascimento: 15 Dezembro 1948
Data de Nomeação: 08 Setembro 2008
Data Ordenação Episcopal: 21 Janeiro 2001
Local Ordenação Episcopal: Igreja de S. Domingos, Viana do Castelo
Data Tomada de Posse: 07 Outubro 2008

Títulos e cargos: Em 8 de Setembro de 2008 foi nomeado por Bento XVI Bispo de Portalegre-Castelo Branco. Tomou posse da sua nova Diocese a 7 de Outubro do mesmo ano e a 12 do mesmo mês entrou solenemente na Diocese. Actualmente na CEP faz parte da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

Nomeações: Pároco de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo; professor de Religião e Moral na Escola Comercial e Industrial de Viana do Castelo e no Colégio do Minho; Reitor do Seminário Diocesano de São Teotónio, em Monção; director diocesano da União Apostólica do Clero; responsável pelo quinzenário "Notícias de Monção"; Administrador Paroquial da vila de Monção; Pró-Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo; Vigário Episcopal para o Clero, Seminário e Vocações; Reitor do novo Seminário Diocesano, em Viana do Castelo; Director do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional; Mestre-de-cerimónias da Sé Catedral; Juiz do Tribunal Eclesiástico; Professor na Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas do Instituto Católico de Viana do Castelo; Assistente Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE); Assistente Regional da Associação Guias de Portugal; membro do Conselho Episcopal, do Conselho Presbiteral, do Conselho Diocesano de Pastoral, do Colégio de Consultores Diocesanos; a 10 de Abril de 1984, o Santo Padre nomeou-o seu Capelão com o título de Monsenhor; a 10 de Novembro do ano 2000, foi nomeado, pelo Santo Padre João Paulo II, Bispo Titular de Tamata e Auxiliar do Arcebispo de Braga; Vigário Geral da Arquidiocese e Moderador da Cúria, com o encargo de acompanhar os Seminários Diocesanos, a Fraternidade Sacerdotal e o Instituto Diocesano de Apoio ao Clero (IDAC); presidente da Comissão Arquidiocesana para o Laicado e Família; encarregado da Vigararia Territorial que compreende os arciprestados de Barcelos, Esposende, Vila do Conde/Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão; contacto com as comunidades portuguesas no estrangeiro, em França, Suíça, Alemanha e Inglaterra; participou no Congresso e Encontro Mundial de Famílias com o Santo Padre, em Valência (Espanha), de 1 a 9 de Julho de 2006, e nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Sydney (Austrália), como bispo catequista, de 15 a 20 de Julho de 2008. Dentro da Conferência Episcopal Portuguesa pertenceu à Comissão Episcopal do Clero, Seminário e Vocações.

Habilitações Académicas: Estagiou e permaneceu cerca de três anos na Redacção do jornal Diário do Minho.Frequentou, em 1981 e 1982, o Instituto Superior de Teologia de Braga, e licenciou-se em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Teologia de Braga).


(informação retirada do sítio da internet http://www.portalegre-castelobranco.pt/anuario_bispos.php)

05 março 2010

A Paixão!

"Quero falar da paixão, da PAIXÃO DE CRISTO! Segundo o que já li e percebi, esta paixão foi tão grande, que não consegui encontrar nenhuma imagem que a traduzisse...
.
Para quem não sabe, a Festa da Páscoa é a festa principal dos cristãos, e não o Natal como muita gente pensa. O sentido de ser cristão vem da morte e RESSURREIÇÃO de Cristo, e não do seu nascimento.
.
Porquê esta importância, de um acto que aparentemente é tão e apenas de dor e sacrifício?
Não pretendo dar nenhuma aula de catequesese.
Quero apenas escrever o que, por vezes durante o resto do ano, me esqueço.
.
Houve um HOMEM que, para quem acredita, era filho de Deus. Todo este HOMEM era amor, perdão e misericórdia. Este HOMEM estendeu a mão àqueles que precisavam, àqueles que não tinham importância, àqueles que eram desprezados - pobres de espírito, crianças, mulheres, leprosos, cegos e doentes no seu último suspiro. Este HOMEM deixou-nos o código da felicidade!
.
AMAR!
.
AMAR quem conhecemos e quem não conhecemos.
AMAR quem nos faz bem, e que não nos trata da melhor forma.
AMAR a nossa família, os nossos amigos, os vizinhos, aqueles que passam por nós na rua.
AMAR! Parece tão simples, mas é tão dificil!
.
Apenas isto interessa em Jesus, e na sua história!
Apenas isto interessa ao Cristão.
E o culminar deste amor foi quando, este HOMEM de apenas 33 anos, deu a sua vida para provar que o seu amor não tinha limite físico, mas também para provar que quem acredita neste amor e o pratica, tem um lugar junto a Deus quando morre. É apenas o corpo que morre. O amor permanece no coração de cada um em que foi semeado. Cresce. Floresce. E volta a ser semeado noutras pessoas.
.
Este é o código da felicidade!
.
Porque é que teimamos em esquecer os seus ensinamentos, a cada dia que passa?
Depois deixamos de ter um sentido para a vida, e não sabemos porquê!
Depois acordamos cada dia a pensar que nada mais importa, e não sabemos porquê!
Depois fechamos o nosso coração à primeira desilusão, e não sabemos porquê!
Depois achamos que o mundo está todo errado menos nós, e não sabemos porquê!
Depois passamos a vida a procurar o que é que nos falta, e não sabemos porquê!
.
AMEM! AMEM MUITO! AMEM SEM LIMITES, SEM CONDIÇÕES, SEM MALDADE, SEM JOGOS, SEM INFLUÊNCIAS!
AMEM! É tão simples, mas é tão difícil!
.
.
.
Uma santa Páscoa para todos*"



Sónia Nunes